O que é CRO?

Data: 4 de junho de 2024

CRO (Conversion Rate Optimization), um termo recente e utilizado no marketing digital para melhorar a taxa de conversão de um site, loja virtual, aplicativo ou qualquer outra plataforma online.

O objetivo do CRO é aumentar a porcentagem de visitantes que realizam uma ação desejada, como fazer uma compra, preencher um formulário, ou assinar uma newsletter.

Para entender como otimizar a taxa de conversão precisamos entender mais sobre como funciona as conversões:

O que é uma conversão?

Uma conversão, em termos de marketing digital, refere-se a qualquer ação que um visitante realiza em um site, aplicativo ou plataforma online que é considerada como um objetivo ou um passo relevante em direção ao objetivo final da empresa.

Taxa de conversão

Taxa de conversão é um termo frequentemente utilizado em marketing e comércio eletrônico para descrever a porcentagem de visitantes de um site, aplicativo ou campanha de marketing que realizam uma determinada ação desejada, como fazer uma compra

Para ilustrar, vamos a um exemplo de cálculo da taxa de conversão de visitantes do site em Leads. O objetivo é captar o contato de quem navega no site e entender quem são essas pessoas, para nutri-las posteriormente.

Imagine que um site com volume de 10.000 acessos mensais teve 680 Compras finalizadas, Qual a taxa de conversão?

  • Números de acessos: 10.000
  • Compraram: 480
  • Cálculo: 480/10.000 = 0,0480 x 100 = 4,8% de conversão de visitantes para vendas

Agora que entendemos o que é conversão,vamos nos aprofundar de o porque Por que CRO é Importante?

O CRO é uma técnica que permite otimizações nos pontos de contato da marca com o seu cliente potencial , com uma visão clara e apoiada por dados extraídos do negócio.

Com todas as métricas  mapeadas  é possível tomar ações que vão aumentar o retorno sem necessariamente ser aumentado o investimento, ou também em casos que em determinado ponto a marca não está convertendo por uma objeção que passou aos olhos dos profissionais de marketing responsáveis

Os principais benefícios do CRO são:

  • Maximiza o retorno sobre o investimento (ROI) em marketing.
  • Aumenta a eficácia das campanhas de marketing.
  • Melhora a experiência do usuário.
  • Permite tomar decisões baseadas em dados.

Processo de CRO:

  • Análise: Entender o comportamento do usuário e identificar pontos de atrito.
  • Hipótese: Formular hipóteses sobre como melhorar a conversão.
  • Teste: Realizar testes A/B ou multivariados para validar as hipóteses.
  • Implementação: Implementar as mudanças baseadas nos resultados dos testes.
  • Monitoramento: Continuar acompanhando e otimizando continuamente.

Principais Ferramentas de CRO

  • Google Analitycs
  • Google Optimize
  • Optimizely
  • VWO (Visual Website Optimizer)
  • Hotjar
  • Crazy Egg

Em resumo, o CRO é importante porque permite que as empresas otimizem suas estratégias de marketing e vendas de forma eficaz, aumentando o retorno sobre o investimento e melhorando a experiência do usuário.

E o mais legal é que nem sempre é necessário investimento financeiro, com algumas análises profundas você já consegue ver oportunidades de melhora.

E não esqueça,  nada é tão bom que não possa melhorar.

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